Paella
Garçons

Sobre os trajes dos garçons

Os garçons usam um uniforme baseado na típica vestimenta das festas da província de Navarra, na Espanha, origem do atual proprietário.

Sobre as típicas "Fiestas" de Pamplona

Celebram todos os anos do dia 06 de julho ao dia 14 de julho a festa de “San Fermin”, na cidade de Pamplona que é capital da província de Navarra, localizada ao norte da Espanha.

A festa é celebrada em homenagem a “San Fermin”, santo padroeiro de Pamplona, quando as pessoas tradicionalmente usam roupas brancas, lenço vermelho no pescoço e uma faixa vermelha na cintura.

Existem vários rituais típicos da região que são celebrados a cada ano. Começam a festa com o famoso “Txupinazo”, que ocorre no dia 06 de julho ao meio dia quando o prefeito da cidade lança um fogo de artifício simbolizando o inicio oficial da festa, que é repleta de musicas típicas, danças, touradas, a tradicional procissão a “San Fermin”, sempre acompanhados por um bom vinho e comida típica (os pinchos ou tapas são os petiscos mais apreciados).

Mas as “fiestas” são conhecidas internacionalmente pela corrida de touros (encierros) onde os touros correm nas ruas da parte antiga da cidade, pelas manhãs de cada dia de festa, num caminho que finaliza na Plaza de Toros (arena onde são realizadas as touradas).

Para finalizar a festa, no dia 14 de julho a meia noite é celebrado o famoso “Pobre de mi” que significa pobre de mim em português e é o ato final das comemorações onde as pessoas tristemente cantam: "pobre de mí, pobre de mi, que se han acabado las fiestas e San Fermín".

Voltar